Livros do Budismo Theravada

A Lua Aparece Quando as Águas se Acalman – Reflexões Sobre o Dhamma – Ian McCrorie (Ed. 2015, 120p)
Este livro é um apanhado de breves contos budistas citados em várias tradições, não só a Theravada, e nos faz refletir sobre os ensinamentos do Buda.

A Palavra do Buddha – Nyanatiloka (Ed. 2013, 132p)
Livro indicado tanto para iniciantes no budismo, como para aqueles já familiarizados com os ensinamentos básicos. Aborda o tríplice refúgio (Buddha, Dhamma e Sangha), as Quatro Nobres Verdades, o Nobre Caminho Óctuplo, etc.

A Respiração Como Um Refúgio – Thanissaro Bhikkhu (Ed. 2016, 138p)
Este livro é uma compilação de palestras proferidas em Brasília e no Rio de Janeiro. Aborda o tríplice refúgio (Buddha, Dhamma e Sangha) e possui como foco a meditação.

As Quatro Nobres Verdades – Ajahn Sumedho (Ed. 2007, 67p)
Este livro faz uma abordagem detalhada sobre as Quatro Nobres Verdades, sendo indicado, portanto, para aqueles que desejam entender ou se aprofundar nos ensinamentos básicos do Buda.

Através do Musgo – … Havia Apenas a Jornada Sagrada, no Momento Presente … – Autobiografia de Karin Bagoien (Ed. 2016, 65p)
Um emocionante livro que relata a experiência da autora com o budismo e como esse contato possibilitou uma mudança de entendimento sobre a vida e seus acontecimentos.

Budismo Em Poucas Palavras – Narada Mahathera (Ed. 2016, 95p)
Livro que serve de importante ferramenta para aqueles iniciantes no budismo. Inicia com a história do Buda e o propósito de seus ensinamentos e aborda questões relevantes, bem como algumas que suscitam dúvidas. Ao final, apresenta importantes orientações sobre meditação.

Dhammapada – O Caminho da Sabedoria do Buddha – Acharya Buddharakkhita (Ed. 2013, 145p)
O Dhammapada é um conjunto perfeito de versos curtos que resume os ensinamentos do Buda. Esta é a versão completa, com 423 versos, sem comentários, mas a maioria dos versos é acessível e contém preciosas lições até mesmo para aqueles que não são budistas.

Dhammapada – Reflexões – Ajahn Munindo (Ed. 2012, 136p)
O Dhammapada completo contém 423 versos atribuídos ao próprio Buda. Este livro é uma seleção de 52 versos, intercalados com comentários explicativos do monge da tradição Theravada, Ajahn Munindo.

Dicionário Budista – Manual de Termos Budistas e Doutrinários – Nyanatiloka (Ed. 2013, 227p)
Nos textos budistas da tradição Theravada é muito comum encontrar expressões do idioma Páli, uma linguagem antiga da Índia, em que foram registradas as escrituras atribuídas ao Buda. Assim, a consulta a um dicionário budista é indispensável.

Estratégia Nobre – Ensaios Sobre o Caminho Budista – Thanissaro Bhikkhu (Ed. 2016, 59p)
Um livro pequeno, mas profundamente inspirador. Aborda os ensinamentos budistas de forma clara e com a profundidade necessária para que possamos refletir sobre as nossas ações e sobre como podemos melhorá-las. Samvega, pasada e kamma são alguns dos temas estudados.

Folhas da Árvore Bodhi – Appamado Bhikkhu (Ed. 2017, 142p)
É uma compilação de ensinamentos de grandes mestres do budismo Theravada da tradição das florestas da Tailândia. Ajahn Amaro, Ajahn Candasiri, Ajahn Chah, Ajahn Sumedho, Ajahn Vajiro e outros.

O Brilho Que a Vida Tem – Ajaan Fuang Jotiko (Ed. 2015, 97p)
Livro com uma série de ensinamentos seguimentados do autor, contendo importantes lições do Dhamma, dos quais alguns são especificamente importantes para a meditação e sua prática.

Os Quatro Fundamentos da Plena Atenção – Maha-Satipatthana Sutta – Bhante Henepola Gunaratana (Ed. 2012, 230p)
Este livro tem como foco um dos mais importantes suttas para a meditação, o Maha-Satipatthana Sutta, e é uma compilação dos ensinamentos ministrados em um retiro de 2001, organizado pela Casa de Dharma.

Plena Atenção – O Caminho Para a Imortalidade – Ajahn Sumedho (Ed. 1987, 56p)
Um importante guia para os praticantes da meditação budista. Explica claramente o que é a meditação e apresenta as técnicas de concentração, bem como os obstáculos encontrados e como superá-los.

Pura Bondade – Ajahn Candasiri (Ed. 2017, 136p)
Este livro é uma coletânea de palestras proferidas em um retiro de meditação, sendo, portanto, interessante tanto para aqueles que nunca participaram de um retiro e desejam saber mais sobre a dinâmica, bem como para aqueles que irão participar de um e desejam aproveitar o retiro da melhor forma possível.

Sabedoria Desenvolve Samadhi – Acariya Maha Bua Nanasampanno (Ed. 2015, 38p)
Um importante livro para os praticantes da meditação budista, escrito pelo grande mestre da tradição Theravada que alcançou a iluminação, Ācariya Mahā Bua Ñāṇasampanno.

Sobre o Amor – Ajahn Jayasaro (Ed. 2013, 77p)
Livro de grande relevância para melhor compreensão de um sentimento presente na vida de todas as pessoas, de uma forma ou de outra: o amor. Também fala sobre o amor puro, metta, importante na busca pela iluminação.

Sua Jornada ao Despertar Espiritual e Iluminação (Biografia de Mé Chi Kéu) – Bhikkhu Silaratano (Ed. 2017, 181p)
É a biografia de Mé Chi Kéu, uma monja budista que alcançou a iluminação na era contemporânea. Este livro contém inúmeros relatos de experiências de práticas meditativas e aborda diversos elementos de estudo do budismo.

Superando a Ilusão do Eu – Um Guia de Meditação Vipassana – Yogavacara Rahula Bhikkhu (Ed. 2011, 86p)
Livro muito interessante que aborda um dos elementos mais importantes do budismo, anatta – não-eu, ou seja, faz uma abordagem sobre o eu, o ego. Também é um guia de meditação e foi escrito por um monge especialista no tema.

Todos Nós Assediados Pelo Envelhecimento, Morte e Nascimento – Ayya Khema (56p)
Mais um livro inspirador que compartilho aqui no blog. Fala, entre outras coisas, sobre a aceitação de si mesmo, o controle da mente, o dualismo, a renúncia e diversos outros temas importantes para a nossa caminhada.

Travessia na Floresta (Biografia de Ajahn Chah) – Ajahn Mudito (Ed. 2016, 220p)
A biografia de um dos mais influentes mestres do budismo Theravada da tradição das florestas da Tailândia. Seus ensinamentos eram bem objetivos e de fácil entendimento.

Total de livros: 21.

ATENÇÃO (leia por favor)

  • Estes livros eletrônicos foram encontrados em outros sites dedicados ao budismo Theravada e foram disponibilizados aqui, gratuitamente, apenas com o intuito de ampliar a divulgação dos ensinamentos do Buda. Portanto, não devem ser comercializados;
  • Os arquivos não sofreram qualquer tipo de alteração de conteúdo por parte deste site e possuem todas as informações originais de autoria, procedência e licença, se aplicáveis;
  • Alguns títulos exigem menção da licença Creative Commons 3.0, motivo pelo qual incluo os links a seguir, com o sumário e o teor completo da licença para leitura: sumário / completo.

2 comentários sobre “Livros do Budismo Theravada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s